Criaturas | Estaladores (Clickers)

Estaladores (Clickers)

As pessoas infectadas no terceiro estágio em The Last Of Us recebem a denominação de Estaladores (ou Clickers, em inglês).

A assinatura de The Last of Us, os Estaladores são um estágio de infecção após cerca de um ano da contração do cordyceps. Uma forma esquisita e aterrorizante, onde o crânio se rompe após o fungo literalmente abrir a cabeça do pobre hospedeiro. Com isso, acaba separando sua arcada dentária, perdendo o nariz, tornando-o cego e completamente agressivo.

O corpo se torna ainda mais coberto de fungos, que acaba criando uma armadura, onde podemos imaginar uma calcificação na parte fúngica. É tão resistente que, enquanto adultos como Joel conseguem quebrar um corredor ou perseguidor no soco, os estaladores resistem até mesmo a tiros na cabeça. Geralmente, precisam ser alvejados múltiplas vezes até morrerem.

A calcificação pode ser uma resposta do cérebro, agora completamente infectado, para aumentar a resistência do corpo, numa manifestação contrária ao tipo de calcificação que ocorre quando o corpo elimina parasitas e vermes, como é o caso da neurocisticercose – que calcifica a taenia no cérebro após morta.

A força sobre-humana ocorre com o controle do lobo frontal, no na área cortex motora, que às vezes vemos manifestar quando pessoas passam por situações de extremo perigo e tem que fazer de tudo pra sobreviver. Sua bioluminescência também é visível de longe, já que os fungos estão ainda mais aparentes principalmente na região da cabeça, formando uma flor de infecção.

Como são cegos, utilizam uma manifestação de cliques vocais – daí vem seu nome – para gerar uma ecolocalização, que nem morcegos e corujas fazem para caçar. Eles emanam o som e ele ressoa longe, o que pode também explicar o porquê da abertura maior e interna no crânio. E, conforme as ondas retornam ao estalador, ele sabe quando alguma coisa se moveu naquele local.

Esse estágio também mostra a falta de qualquer respingo de humanidade no infectado. É possível que por conta do fungo ter se espalhado completamente no cérebro, tenha destruído seu lóbulo frontal, estando fadado a um estado mais selvagem e animalesco. Ficam num modo parado ou vagante, mas quando ouvem algum possível alvo, correm agressivamente para o ataque, como um berserker.

COMPARTILHAR