The Last Of Us: Left Behind é a expansão do primeiro game da franquia, lançada em 2014 para a versão do game de Playstation 3. Este conteúdo funciona como uma “prequel” da jornada de Ellie, relatando o que aconteceu com ela algumas semanas antes de conhecer Joel. Descobrimos não só como Ellie se infectou com o fungo cordyceps, como também percebemos que a garota guarda cicatrizes também no coração. Cicatrizes estas que vão muito além das marcas da mordida de um infectado em seu braço…
Este capítulo extra traz Ellie e sua amiga Riley, fugindo dos altos muros da zona de quarentena onde vivem e indo para um shopping center abandonado. É a primeira vez que Ellie vê aquele ambiente, então, fica completamente deslumbrada. Consequentemente, junta-se o deslumbre com a imprudência juvenil, e, assim, temos o fatídico momento em que elas sofrem o ataque de um infectado.
A DLC é divertida e leve em sua maior parte do tempo, mas é impossível não se emocionar com as duas adolescentes se divertindo e se descobrindo. O conteúdo funciona como uma espécie de “flashback”, a partir do momento em que Ellie cuida de um Joel ferido, após a trágica passagem deles pela universidade do Colorado.
Eventualmente, Left Behind acabou se tornando um conteúdo standalone, sendo também vendido separadamente do jogo base de 2013. Portanto, pode-se considerar que esta expansão funciona como um jogo solo da franquia.
Datas de Lançamento:
- Expansão (DLC) Left Behind (Playstation 3) – 14 de Fevereiro de 2014
- Left Behind + TLOU Remastered (Playstation 4) – 29 de Julho de 2014
- Left Behind (ver. standalone) (Playstation 4) – 11 de Maio de 2015